segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Mapa conceitual



Reflexões iniciais

REFLEXÕES INICIAIS

As novas tecnologias estão inseridas cada vez mais em nosso cotidiano, exigindo de nós transformações nas nossas maneiras de pensar e nos relacionar com o mundo.
Em nosso dia a dia não sabemos qual conhecimento nos será requerido, por isso é importante sabermos e termos noção de tudo o que há de atual nas tecnologias. Não somente para ter acesso às informações, mas sim onde buscá-las. Devemos passar para os alunos a importância destas informações e ensiná-los a buscar estes conhecimentos que serão utilizados em suas vidas.
Estamos na era da informática e na escola de hoje, devemos incluir a informática como uma ferramenta no processo de ensino-aprendizagem, pois alguns alunos que apresentam algumas dificuldades em aprender, por défice de aprendizado ou atenção, terão um estimulo a mais para mostrar seu potencial de maneira diferente.
As tecnologias de informação estão inserindo no mundo novas maneiras de se aprender assuntos que nos anos passados eram abordados de uma única maneira, e hoje com tantos recursos podemos incluir todos os alunos a diversas maneiras de aprender, desde que nós como educadores acreditemos que isso é possível, somos nós que precisamos investir no conhecimento e na aprendizagem.
Com as grandes mudanças tecnológicas, o que aprendemos hoje não será mais novidade no futuro e o aluno que não tiver este conhecimento agora, terá maior dificuldade para se atualizar nos próximos anos, pois tudo nada mais é do que uma sequencia de aprendizado atualizado.
Para que tudo isso aconteça, basta que nós como educadores busquemos as informações e estas sejam repassadas aos alunos diariamente.

Cursistas: Andréia Pollo e Eliane Scotti Alvarenga

Conceituando hipertexto


De acordo com a infoEscola o termo hipertexto foi criado por Theodore Nelson, na década de sessenta, para denominar a forma de escrita/leitura não linear na informática, pelo sistema “Xanadu”. Até então a idéia de hipertextualidade havia sido apenas manifestada pelo matemático e físico Vannevar Bush através do dispositivo “Memex”.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato ,digital ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Fonte: Wikepédia

Experiência de navegar livremente

Por ser praticamente de uso diário, a pesquisa na internet (google) não foi difícil, pois ao usarmos no dia a dia, torna-se prático e fácil. Quanto a diversidade, por ser um conceito muito usado foram encontrados vários sites relacionados a palavra HIPERLINK. Ao entrar em alguns deles, consegui navegar com facilidade, por já ter um pouco de prática. Um dos sites pesquisados foi o Wikipédia, site este bem conceituado e que nos fornece explicações de fácil compreensão.

Como sou eu como professor e aprendiz

Como professora e aprendiz procuro ser investigadora dos fatos da realidade, sempre buscando materiais e métodos novos de ensino, para que o aluno possa aproveitar o máximo das aulas com interesse ao conteúdo administrado. E não apenas nos assuntos mas também nas tecnologias que estão sendo adquiridas nas escolas para que possamos dar  aulas diferentes para os alunos. Isso é muito importante nos dias de hoje, com toda essa informatização os alunos estão cada vez mais “ligados” a informática. Devemos cada vez mais nos aprofundar para que os alunos que já tenham esse conhecimento se interrese mais nas aulas e para que os que não os ainda não tem passem a conhecer.